Guia Infantil

sábado, junho 04, 2011

Bolsa do bebê: o que levar?

Pode até ser uma simples sacola sustentável, mas o fato é que é muito raro encontrar mamães sem sua bolsa a tiracolo. Ou melhor, a bolsa do bebê. O acessório deve seguir o estilo pessoal de cada mulher, mas existe uma recomendação única: quanto mais organizada a bolsa, melhor. Recipientes com travas, garrafas térmicas e bolsinhas para itens menores facilitam essa organização. Vale também carregar uma sacolinha para lixo e outra para roupa suja.
Montar a bolsa, aliás, é uma tarefa que se aprende de forma gradativa. O comportamento e os hábitos do seu bebê lhe orientarão na quantidade dos itens básicos, como fraldas e alimentos. Existe, no entanto, uma média de três fraldas para um passeio pequeno, com duração de uma a três horas. É recomendável levar sempre duas a mais, para cada três horas fora de casa.
Outra dica é manter duas bolsas “semiprontas”, para possíveis imprevistos: uma grande e outra pequena. Não só o clima e o período do passeio interferem na escolha mas também a ocasião. Correr ao pediatra ou ao pronto-socorro, por exemplo, requer o uso da bolsa grande, com uma quantidade maior de fraldas.
Não se esqueça da câmera fotográfica, mesmo que seja para ir até a esquina tomar um solzinho. Fraldinha de boca e garrafinha de água também são básicas. Outros itens de sobrevivência merecem estar sempre dentro da bolsa do bebê. Para que você não se esqueça de nenhum, o site do Bebê preparou uma lista, que você pode colocar na porta da geladeira para checar sempre que for sair com o pequeno.



Na hora da troca
- Fralda de pano GG ou trocador de bebê
- Fraldas
- Lenços umedecidos
- Pomadas para assaduras
- Álcool em gel, para limpar as mãos de quem for trocar o bebê
- Agasalho para bebê, em época de frio
- Uma troca de roupa (calça, body ou macacão e meia)
- Saco para roupa suja

Na hora de amamentar
- Protetor de seio para amamentação, caso seja necessário
- Fórmula de leite materno, caso seja necessário
- Recipientes com trava para bolachas, biscoitos, frutas ou papinha
- Jogo de talheres para bebês
- Mamadeiras ou copos
- 3 fraldinhas de boca
- Lenços de papel
- Saquinho para lixo
- Garrafinha de água

Acessórios
- Filtro solar
- Brinquedo favorito do bebê
- Manta leve de algodão
- Câmera fotográfica
- Bolsinhas ou porta-trecos
- Medicamentos


Dicas

Recipientes: o ideal é adquirir recipientes com trava de segurança. O tamanho deve se adequar ao volume de alimentos permitidos na dieta do bebê. Há recipientes feitos para armazenar frutas, que são diferentes daqueles destinados às papinhas. A quantidade de recipientes deve seguir a variedade dos alimentos. Ou seja, um pote para cada.

Utensílios térmicos: sucos naturais precisam ser conservados. É raro, no Brasil, encontrar copos térmicos com trava de segurança, mas em lojas virtuais internacionais há uma variedade de utensílios próprios para armazenar líquidos na temperatura adequada.

Uma troca de roupa: para um passeio curto, no período máximo de três horas, recomenda-se levar calça, body, meia e macacão. Acrescentam-se uma troca de calça e body ou macacão a cada três horas.

Bolsinhas: elas estão disponíveis em diversos tamanhos e de tecidos diferentes. Servem para guardar kits de higiene para a troca de fralda ou medicamentos e acessórios recomendados pelo pediatra, como termômetro, antitérmico para febres ou remédios para gases e cólica. As bolsinhas também são ideais para armazenar o kit de alimentação, incluindo talheres, acessórios de mamadeira e chupetas.

4 comentários:

  1. Eu deixo sempre a bolsa pequena pronta com fraldas descartaveis, pomada pra assadura, lenço umidecido, duas fraldas de pano uma troca de roupa, guarda chuva e chupeta, conforme vou usando em passeios curtos vou acrescentando algo, e a grande só uso se for ficar muito tempo fora!!

    ResponderExcluir
  2. que dicas ótimas amiga. vou entrar no site pra imprimir minha listinha. hehe beijo e otima semana!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, tenho muita dificuldade de organizar a bolsa do Pedro, semrpe esqueço alguma coisa... rsrsrrs...
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  4. Isaaa...que post maravilhoooooooooooso...amei, amei, ameei..
    Completissimo...sabe aquela materia que merece ficar na porta da geladeira? é essa..rs

    Shoow...
    E que saudades q eu estava de entrar aqui no seu cantinho
    bjinhuus
    Taly e Emily

    ResponderExcluir